base do Sport vem ganhando espaço ;

ADAURY VELOSO ;  SPORT  DIVISÃO DE BASE ;

Sport precisa protagonizar na formação de novos atletas;

Na última semana a Confederação Brasileira de Futebol -CBF – entregou ao Sport Club do Recife o CCF – Certificado de Clube Formador – na categoria A do futebol brasileiro.

Nos últimos anos, a base do Leão vem ganhando espaço na formação de novos jogadores, bem como em boas participações nos principais campeonatos para a garotada. Desde que a lei passou por alterações em 2011, os clubes precisam portar esse tipo de documento para formar novos atletas dentro de regras estruturais e pedagógicas.

Por cumprir à risca o exigido pela CBF, o certificado rubro-negro foi renovado até 2020 na mais alta categoria. Em Pernambuco, Sport e Porto são os clubes que detém o registro da entidade. Na região, Bahia e Vitória também figuram como clubes formadores.

Ao todo, 37 agremiações no país são reconhecidas na categoria A (possuem validade de 2 anos) e outras duas equipes estão na categoria B (certificado com validade de 1 ano). As credenciais são boas e o Sport como clube, que frequenta a elite do futebol nacional há 5 anos, precisa formar em quantidade e qualidade.

Hoje, é evidente que são poucos os atletas aparecendo com destaque no atual plantel do profissional do clube. No entanto, o Sport deve investir ainda mais nesses jovens. Em anos futuros, as chances do time pernambucano vender bons valores ou aproveitá-los no elenco principal são enormes. É esse detalhe que pode ser um diferencial em relação aos seus rivais locais e nacionais.

Entretanto, tudo dito acima tem que ser com mais força. O clube precisa protagonizar na revelação de novos atletas. É transformar o que de fato existe em números dentro de campo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *