Alegando “resgatar forma original”, presidente sugere mudança da convocação do cazá cazá nos órgãos institucionais do clube.
A recomendação foi adotada pela primeira vez no jogo contra o Fortaleza, na última quarta-feira, na Ilha do Retiro, pela segunda rodada da Copa do Nordeste. Na ocasião, em uma ação de marketing para a divulgação da loja virtual, o cantor Almir Rouche, torcedor do Sport, puxou o “cazá cazá” da forma pedida pelo presidente rubro-negro, o que causou nítida estranheza no público presente. Em seguida, o mesmo ocorreu na apresentação do meia Gabriel Xavier, que convocou a torcida da mesma forma. Por fim, foi a vez do sistema oficial de som do estádio fazer o mesmo. Em todas elas, a sensação de que havia algo errado se manteve. Durante toda a quinta-feira, o assunto também gerou debate nas redes sociais.
De acordo com o diretoria de comunicação do Sport, o pedido do presidente segue uma orientação do autor do hino do clube Eunitônio Pereira. A ideia seria o de resgatar a forma tradicional do grito de guerra leonino, que completa em 2016 exatos 80 anos. O lema “pelo Sport tudo” foi usado pela primeira vez em 1936, durante o processo de contrução da Ilha do Retiro. Ainda de acordo com o departamento de comunicação, a mudança da convocação do grito de guerra não é uma imposição à torcida, já que trata-se de uma “expressão popular”.
“No último dia 13 de maio, no aniversário do Sport, eu me encontrei com Eunitônio que comentou comigo que o grito de guerra vinha sendo puxado da forma diferente da forma original. Confesso que não sabia. E como forma de resgatar a tradição do Sport resolvi mandar que se puxasse o grito da forma original, que representa o passado de glória do clube, o presente de glória e a esperança em um futuro também de glórias”, explicou que no entanto, adiantou que a decisão não é definitiva.
“Eu particularmente prefiro essa forma, mas essa não é uma decisão estatutária, nem acho que tem essa relevância toda. Vamos analisar como a torcida vai receber, mas por enquanto, o grito será puxado da forma tradicional”, encerrou.