Copa do Brasil começa nesta quarta (8) com novo formato:

Adaury veloso;

A partir desta quarta-feira (8), tem início mais uma edição da Copa do Brasil e agora com formato novamente remodelado pela CBF. Dos quatro pernambucanos envolvidos na disputa, o Sport será o primeiro a entrar em campo, enfrentando o CSA no Rei Pelé. Náutico e Salgueiro entram em campo pela a competição apenas na próxima semana, nos dias 15 e 16, respectivamente. Já o Santa Cruz ainda não tem uma data definida para estrear, já que só ingressará no torneio a partir das oitavas de final, por conta de uma das várias alterações pela qual o regulamento passou.

As mudanças no formato de disputa serão sentidas principalmente nesta fase inicial da competição. Saem os jogos de ida e volta e entram jogos únicos e uma fase a mais de disputa. A partir desta edição, a primeira e segunda fase da competição não se utilizarão do tradicional critério do gol qualificado, já que os duelos serão realizados em partida única, sob mando da equipe de pior colocação no ranking. Assim, como exemplo o CSA (90º) joga no Rei Pelé diante do Sport (17º). O vencedor já avança para a próxima fase sem a necessidade do jogo de volta e independente do número de gols marcados, como era no antigo formato. Em caso de empate, a vantagem é do clube visitante, neste caso o Leão avançaria de fase no torneio. A renda de bilheteria do jogo também passar por uma alteração, deixando de ser apenas do mandante e sendo dividida em 60% para o vencedor e 40% para o perdedor.

Na segunda fase o modelo segue sendo bastante semelhante ao da primeira, os times seguem o diagrama de confrontos, mas neste caso o mandante do duelo já passa a ser definido por sorteio e em caso de empate, a vaga será decidida por meio de disputa de pênaltis. A divisão de renda também segue igualmente a do primeiro jogo.

A partir da terceira fase, volta o tradicional modelo de jogos de ida e volta e critério de gol qualificado. Até aqui já serão somente 20 clubes ainda na disputa. Logo após, entra a fase extra criada pela CBF, visando reduzir ainda mais o número de classificados, dos 10 times que chegam à quarta fase, apenas cinco irão para as oitavas de final, onde outras 11 equipes farão sua estreia na competição.

Além dos times da Libertadores, entram também o campeão da Copa Sul-Americana, e os campeões de três competições, Copa Verde (Paysandu), Copa do Nordeste (Santa Cruz) e Série B (Atlético-GO). A partir daí o formato de disputa segue o já tradicional dos últimos anos.

A premiação do torneio não sofre modificações com relação aos valores do ano passado. A duração da Copa do Brasil também foi reduzida, tendo a final não mais realizada em dezembro, e sim, em outubro.

Confira os jogos dos times pernambucanos na primeira fase:

CSA x Sport – quarta-feira (8) – Rei Pelé – 21h30 (de Recife)

Guarani de Juazeiro x Náutico – quarta-feira (15) – Mauro Sampaio – 20h30 (de Recife)

Sinop-MT x Salgueiro – quinta-feira (16) – Gigante do Norte – 20h30 (de Recife)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *