NOTA OFICIAL DA FPF

Na noite desta quinta-feira (15), o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, divulgou no site oficial da entidade uma nota oficial sobre as reiteradas manifestações do candidato à presidência do Sport Club do Recife, Dr. Arnaldo Barros, contra o Campeonato Estadual.

Confira a nota na íntegra

A Federação Pernambucana de Futebol, por seu presidente ao final assinado, considerando sua responsabilidade institucional para com o futebol Pernambucano e, em especial, em atenção aos reclamos dos clubes filiados que disputam nosso Campeonato Estadual, ante as reiteradas manifestações do candidato à presidência do Sport Club do Recife, Dr. Arnaldo Barros, contra o próprio campeonato, vem dizer:

1- O Sport Club do Recife orgulha o Futebol Pernambucano pela sua grandeza e representatividade, sendo, inquestionavelmente, a rivalidade sadia entre o próprio Sport e seus coirmãos, consolidada em mais de um século de disputas do Campeonato Estadual, a principal razão do contínuo crescimento e valorização da instituição Sport Club do Recife.

2- O desrespeito do candidato para com os demais clubes Pernambucanos – adversários em campo – nos estaduais, é proporcional ao desrespeito para com os torcedores do próprio Sport que se orgulham dos quarenta títulos conquistados no Campeonato Estadual.

3- As alegações e justificativas do candidato na tentativa de desqualificar o Campeonato Estadual e seus coirmãos que com ele disputam o título, são inaceitáveis, merecendo o repúdio da FPF e de todos os demais clubes filiados.

4- Assim, buscando restabelecer a verdade, necessário se faz registrar o que segue:

a) O Campeonato Estadual é a única via de acesso – por classificação – para a disputa da Copa Nordeste, Copa essa, edificada, exatamente pela força e representatividade dos Campeonatos Estaduais.

b) O Campeonato Estadual é a via prioritária, hoje, de classificação para a Copa Brasil, pois as vagas para a disputa dessa Copa são das Federações Estaduais e não dos clubes, de modo que o acesso a mesma pelo ranking nacional se constitui como via segundaria e, só existe, por concessão das federações.

c) A afirmação do candidato – atentatória a dignidade do Campeonato Estadual – de que disputara o estadual com uma equipe sub isso ou aquilo e não com sua equipe principal, implicara em quebra de contratos com patrocinadores, ensejando sérias repercussões financeiras para o clube, afora, firme posicionamento de respostas das entidades que dirigem o futebol Brasileiro no âmbito nacional e estadual.

d) A afirmação do candidato de que o estadual não é uma competição a ser disputada pelo seu clube, por não estar à altura do mesmo, se constitui, tal qual outras afirmações, como insustentáveis e injustificadas, pois, foi e é, graças a força e representatividade do Campeonato Pernambucano que a Federação Pernambucana de Futebol se constitui como uma instituição forte e respeitável, razão, dentre outras, de possibilitar que esta federação tenha antecipado, só em 2015, para atender temporária necessidade financeira do Sport Clube do Recife, através de recursos próprios e de terceiro, a importância de quatro milhões de reais, como aliás consta do balanço do clube.

Por fim, registra a FPF que a não participação de um clube filiado no Campeonato Estadual acarreta impedimento de disputar a Copa Brasil e o Campeonato Brasileiro, bem como qualquer outra competição

internacional.

Inexistindo qualquer outro assunto relevante que exija posicionamento da FPF, assina o presidente.

Evandro Barros Carvalho

Recife,15 de Dezembro de 2016

ARNALDO BARROS NA CBN 105.7, respondeu a nota:

O atual vice presidente do Sport, e candidato a presidência pela chapa da situação respondeu em debate na CBN:

Quero comunicar que por mim nosso time vai jogar o torneio estadual com o SUB 20, e com alguns jogadores do time principal. Vou consultar todos da nossa chapa e respeitarei a decisão da maioria. Quero lembrar também que todos os jogadores do SUB 20 do Sport tem contrato profissional com o clube, e automaticamente já se encontram regularizados para disputar o torneio estadual” disse.