Santa pode perder vaga na Sul-Americana 2017;

O título da Copa do Nordeste, versão 2016, conquistado pelo Santa Cruz, no primeiro semestre, pode não render ao clube uma vaga na Sul-Americana, ao contrário de anos anteriores. O espaço pode ser perdido após a Conmebol remodelar a competição internacional, assim como fez com a Libertadores. Quem também perdeu o direito foi o Paysandu, campeão da Copa Verde. Ainda não se sabe se os clubes receberão algum tipo de compensação.

A reformulação da Conmebol redistribuiu as vagas brasileiras nos torneios. Na Libertadores, subiu de quatro para seis. Na Sul-Americana, reduziu de oito para seis. A entidade indicou que não aceitará as indicações de Paysandu e Santa Cruz. Os clubes que irão compor a Sula serão apenas da série A. Considerando as cotas do torneio desta temporada, a não participação dos Corais e do Papão representa um prejuízo de 300 mil dólares para cada – ou seja, mais de R$ 1 milhão).

A reportagem da Folha de Pernambuco tentou entrar em contato com a diretoria do Santa Cruz para saber qual o procedimento que será tomado pelo clube. Mas as ligações não foram atendidas.

A mudança da Conmebol foi motivada na tentativa de aproximar suas competições continentais ao modelo bem sucedido jogador na Europa. Lá, porém, os clubes eliminados nas fases preliminares da Liga dos Campeões podem jogar a Liga Europa. Na América do Sul, serão 16 times na Pré-Libertadores (três deles brasileiros) e só quatro desses irão à fase de grupos. Quem ficar pelo caminho, já em fevereiro ou março, não terá direito a entrar na Sul-Americana e ficará o restante da temporada sem competições continentais para jogar.cyi3plrxuam-b26zoom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *