Sport mantém série de campanhas fracas na Copa do Brasil após 2008;

ADAURY VELOSO = O ano começou mal para o Sport. Com campanhas medianas na Copa do Nordeste e no Pernambucano, o Leão se despediu precocemente da Copa do Brasil pela terceira temporada seguida. Após os traumas contra Ferroviário/CE e Tombense, o Brusque foi o algoz da vez, garantindo a quarta eliminação do Sport na primeira fase nas onze campanhas que fez após o título de 2008. Ao longo desses anos, o Leão só conseguiu chegar às oitavas de final e duas oportunidades.

A grande campanha de 2008, que culminou no maior título da história recente do Sport parece ter esgotado o potencial leonino na Copa do Brasil. Desde então, foram apenas três vezes que o clube chegou à terceira fase do torneio e, em apenas uma das 11 disputas, conseguiu eliminar um adversário de Série A (Chapecoense em 2015). O melhor desempenho veio em 2017, ano de estreia do atual modelo de disputa, quando superou quatro rivais e caiu frente ao Botafogo, nas oitavas de final.
As campanhas negativas, porém, ganham muito mais destaque no histórico leonino. Sampaio Corrêa, Aparecidense/GO, Tombense e Brusque já conseguiram despachar o Sport na primeira etapa do torneio. Paysandu (2x), ABC e Ferroviário/CE conseguiram o feito uma fase depois. Vale ressaltar, ainda assim, que as eliminações frente ABC, Paysandu (2ª) e Aparecidense foram em anos no qual o Sport priorizou a classificação à Copa Sul-Americana, que, à época, exigia eliminação precoce da Copa do Brasil.
Neste cenário negativo, o Sport aproximou o número de eliminações e classificações na Copa do Brasil desde 2008. Agora, desde o título, são 12 passagens de fase e 11 eliminações do torneio, números que não se replicam em um recorte mais amplo. Vice-campeão em 89 e campeão em 08, o clube soma 39 classificações e 25 eliminações no total do torneio, segundo levantamento do jornalista Cássio Zirpoli.

CONFIRA AS CAMPANHAS PÓS-2008

2010 – Oitavas de final (3ª fase)
Eliminou Brasília e Paraná Clube
Eliminado por Atlético Mineiro
2011 – Primeira fase
Eliminado por Sampaio Corrêa
2012 – Segunda fase
Eliminou 4 de Julho/PI
Eliminado por Paysandu
2013 – Segunda fase (Precisava sair até a 3ª fase para participar da Sul-Americana)
Eliminou Vitória da Conquista/BA
Eliminado por ABC
2014 – Segunda fase (Precisava sair até a 3ª fase para participar da Sul-Americana)
Eliminou Brasília
Eliminado por Paysandu
2015 – Terceira fase (Precisava sair até a 3ª fase para participar da Sul-Americana)
Eliminou CENE/MT e Chapecoense
Eliminado por Santos
2016 – Primeira fase (Precisava sair até a 3ª fase para participar da Sul-Americana)
Eliminado por Aparecidense/GO
2017* – Oitavas de final (5ª fase)
Eliminou CSA, Sete de Dourados/MS, Boavista/RJ e Joinville/SC
Eliminado por Botafogo
2018* – Segunda fase
Eliminou Santos/AP
Eliminado por Ferroviário/CE
2019* – Primeira fase
Eliminado por Tombense/MG
2020* – Primeira fase
Eliminado por Brusque/SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *