Sport se torna mais efetivo sob comando de Milton Mendes;

ADAURY VELOSO ;

SPORT

Mais gols e menos passes: Sport se torna mais efetivo sob comando de Milton Mendes

Time toca menos a bola, mas consegue resultados e inicia reação na Série A;

Uma das características que o Sport consolidou na Série A sob o comando de Claudinei Oliveira, técnico que comandou o clube da 3ª rodada até a 18ª,  foi o chamado jogo reativo. O Rubro-negro não fazia questão de ter a bola sob controle e apostava em saídas rápidas para o ataque. Proposta que deu certo em um curto espaço de tempo. A situação seguiu difícil mesmo após a chegada de Eduardo Baptista. Agora, mesmo faltando poucas rodadas para o fim do Brasileirão e com o rebaixamento ainda batendo à porta, a cara do Sport de Milton Mendes começa a se consolidar de maneira mais efetiva. Com essa nova face, o Leão troca menos passes, mas consegue ser efetivo no ataque.

Neste início de trabalho de novo técnico a chave começa a mudar. Com cinco rodadas no comando, a estrutura que se monta hoje no Rubro-negro Pernambucano preserva a verticalidade da troca de passes e ganha em jogo incisivo. Os números comprovam. Nas últimas partidas, o Sport conseguiu distribuir uma média de 295 passes por jogo, em contrapartida aos números quando Claudinei Oliveira (379) e Eduardo Baptista (352) estiveram no comando do clube.
Essas estatísticas, além disso, não dão indicativo de pouca ou má distribuição de jogo. Na verdade, são de efetividade ofensiva. Contra Internacional e Grêmio, o clube venceu as partidas com menor posse de bola, com 42% e 33%, respectivamente.
No duelo com o Tricolor Gaúcho, aliás, um jogador virou exemplo desse momento. Além dos dois gols na vitória de 4 a 3, o volante Jair acertou 94% dos passes que deu, sendo eleito o destaque da rodada pela a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A única vitória em que trocou mais passes e manteve o controle do jogo nos pés por mais tempo foi diante do Vasco. No confronto vencido por 2 a 1 na Ilha do Retiro, os rubro-negros tiveram 52% de posse de bola.
No geral, em cinco rodadas, o estilo tático proposto por Milton Mendes traz, até o momento, 60% de aproveitamento dos pontos disputados e um número maior de gols marcados em média. São dois por partida. No restante da Série A, é de 0,8 gol por jogo.

Comparativo

Durante toda a Série A, o Sport teve quatro treinadores. O primeiro deles, no entanto, ficou apenas dois jogos no comando do time. Nelsinho Batista, com isso, não conseguiu impor uma proposta tática, ficando à parte na avaliação.
Na sequência veio, Claudinei Oliveira. Com 16 jogos  no clube, o treinador viveu uma gangorra partindo de uma arrancada impressionante para uma queda de desempenho abrupta, quando tentou valorizar mais a posse de bola. Ele deixou o clube com 39% de aproveitamento dos pontos.
Já Eduardo Baptista teve oito rodadas à frente do Leão e conquistou apenas 16% dos pontos. No início, o trabalho do comandante também focou ajustar o time na defesa para tentar explorar as saídas ao ataque, mas não houve a mesma efetividade na linha ofensiva.

Números por técnico

Claudinei Oliveira

Total de passes: 6497
Número de jogos no comando: 18
Média de passes por jogo: 361
Jogo com mais passes: Sport 1×1 Chapecoense (520)
Jogo com menos passes: Paraná 1 x 2 Sport (201)

Eduardo Baptista 

Total de passes: 2819
Média de passes por jogo: 352
Número de jogos: 8
Jogo com mais passes: Sport 0x2 América-MG (434)
Jogo com menos passes: Corinthians 2×1 Sport (247)

Milton Mendes 

Total de passes: 1477
Média de passes por jogo: 295
Número de jogos: 5 (terá mais sete)
Jogo com mais passes: Sport 2×1 Vasco (379)
Jogo com menos passes:  Atlético-PR 4×0 Sport (217)

Redução da média de passes por jogo

Em comparação com Claudinei Oliveira: 18%
Em comparação com Eduardo Baptista: 16%

Milton Mendes, técnico do Santa Cruz, durante partida contra o Palmeiras, válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro 2016 Série A, na capital paulista. 18/06/2016, Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *