Título do Náutico pode repetir marca obtida;

ADAURY VELOSO ;

NÁUTICO

Título do Náutico pode repetir marca obtida pela última vez há 20 anos no Pernambucano

Caso conquiste título com vitória, Timbu fechará campanha com 100% de aproveitamento em casa, algo obtido pela última vez pelo Sport, em 1998 ;

Após sair de Caruaru com um empate no jogo de ida da final do Campeonato Pernambucano o Náutico aposta na sua força na Arena de Pernambuco para ficar com a taça, esperada há 13 anos. Para isso, basta uma vitória simples o Central, no próximo domingo. Resultado que o time conseguiu nas sete partidas disputadas como mandante neste Estadual. Marca impressionante e que, em caso de título nos noventa minutos (em caso de empate a disputa será nos pênaltis), fará história. Isso porque, a última vez que uma equipe conseguiu ser campeão com 100% de aproveitamento em casa foi há exatos 20 anos.

Na ocasião, o Sport faturou o Estadual com uma campanha de 14 vitórias em 14 jogos disputados na Ilha do Retiro. Curiosamente, a equipe que tinha craques como Bosco, Sangaletti, Wallace, Jackson e Leonardo, era comandanda pelo técnico Mauro Fernandes, atual técnico do Central e que desta vez quer fazer história de outra forma: levando pela primeira vez uma equipe do interior ao título pernambucano.
Ao longo de duas décadas, foram várias campanhas invictas dos times campeões como mandante. Algumas, chegaram perto da perfeição dos 100% de aproveitamento. A mais recente, obtida pelo Sport em 2009, com uma tragetória de dez vitórias e um empate na Ilha do Retiro (1 a 1 com o Ypiranga). Dois anos antes, algo parecido, com o Leão tendo oito vitórias e um empate em casa na campanha do título. E em 2005 foi a vez do Santa Cruz, campeão, ter apenas um tropeço no Arruda, em um clássico contra os rubro-negros por 0 a 0, na 5ª rodada.
O próprio Náutico também esteve perto de fechar a campanha do título apenas com vitórias em casa. No caso, no Estadual de 2002, quando empatou sem gols com o Santa Cruz na última rodada do primeiro turno, resultado porém suficiente para garantir a classificação para a decisão do campeonato na ocasião. No mais, nove vitórias nos Aflitos.
Vale ressaltar que na atual temporada, somando também os compromissos pela Copa do Nordeste e Copa do Brasil, o time de Roberto Fernandes também está invicto na Arena de Pernambuco. Ao todo são 12 jogos, com dez vitórias e dois empates (frente Itabaiana e Altos, pelo Nordestão), logo nas duas primeiras partidas como mandante do ano. O aproveitamento geral em 2018 é de 88,8%. No Pernambucano, a chance de repetir após 20 anos os 100% como mandante.

Os melhores mandantes campeões

Sport – 1998
14 jogos
14 vitórias
Sport – 2009
11 jogos
10 vitórias
1 empate
Sport – 2007
9 jogos
8 vitórias
1 empate
Santa Cruz – 2005
9 jogos
8 vitórias
1 empate
Náutico – 2002
10 jogos
9 vitórias
1 empate

A campanha do Náutico como mandante no PE2018

7 jogos
7 vitórias 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *